sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A criança especial e o brincar


A criança especial como qualquer criança tem um melhor desenvolvimento psico-motor quando é estimulada com brinquedos.
Poucas coisas satisfazem e alegram tanto uma criança quanto as típicas brincadeiras. Infelizmente nossas crianças do mundo atual não dão o devido valor a uma boa brincadeira ao ar livre como antes e não sabem o que estão perdendo, não é, pessoal?
Para as crianças com necessidades especiais, os benefícios das atividades lúdicas são ainda maiores, afinal, é a partir delas que grande parte de seu desenvolvimento acontece. Brincar complementa a reabilitação, pois propicia a qualidade de vida e também os ganhos funcionais.
Para crianças com necessidades especiais as brincadeiras são uma estimulação fundamental para auxiliar na recuperação ou mesmo na criação de mecanismos adaptativos, afirma Germana Savoy, coordenadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri). Quando forem comprar os brinquedos, veja as preferências da criança, bem como suas habilidades devem ser priorizadas. “Determinar que a criança com necessidade especial só fique com o brinquedo adaptado é uma forma de excluí-la”, opina Germana.
Ao escolher o brinquedo, o mais importante é o desenvolvimento dos pequenos e não a faixa etária. Não adianta nada ser lindo e não ser adaptado, o que importante de verdade é a dinâmica usada na brincadeira.
Os médicos explicam que durante a brincadeira, a criança deve se sentir valorizada, como por exemplo, na montagem de simples blocos ou simplesmente por apertar um botão.
São esses desafios que estimulam ela a procurar sempre mais. “À medida do possível, as crianças devem ser expostas às experiências e brincadeiras naturais da idade. O importante é ter pessoas preparadas para facilitar e mediar a interação”, alerta.




Retirado do site: http://www.klin.com.br/blog/?p=2284

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